Recrutamento e Seleção: como a tecnologia pode otimizar o processo?

Um dos maiores desafios para profissionais de RH, que atuam com recrutamento e seleção é encontrar, entre tantos candidatos disponíveis, o talento ideal para a vaga, que esteja adequado ao cargo e cultura organizacional da empresa.

Não há dúvidas de que mão de obra qualificada é a “mola propulsora” do sucesso empresarial, o que torna o processo de seleção de pessoal extremamente importante.

Portanto, para otimizar esse processo, é possível contar com uma aliada poderosa: a tecnologia, que favorece um maior conhecimento das habilidades e perfil profissional do candidato, antes mesmo da entrevista, além de proporcionar um grau de assertividade maior no resultado do processo seletivo.

A tecnologia como aliada nos processos de recrutamento e seleção

A tecnologia trouxe inúmeras mudanças na rotina corporativa e o setor de RH deve estar atualizado e adaptado a essas mudanças, acompanhando essa evolução e utilizando as ferramentas tecnológicas a seu favor.

Em plena era digital, não faz mais sentido investir tempo e recursos em processos seletivos defasados.

Nesse cenário, muitas empresas estão investindo em tecnologia, com o objetivo de identificar competências e habilidades, uma vez que isso não é possível somente em uma análise de perfil convencional.

A seguir, conheça algumas estratégias, que vão otimizar o tempo e o custo do processo de recrutamento e seleção:

1.     Redes Sociais

Mais que um recurso de entretenimento, as redes sociais proporcionam um incrível potencial de tornar os processos de recrutamento e seleção mais dinâmico.

Foi-se o tempo em que os processos de seleção eram centralizados apenas em bancos de currículos. Hoje, é muito comum que empresas encontrem os candidatos ideais nas redes sociais, onde é possível ter o maior número de informações sobre as habilidades e perfil comportamental do candidato, que vão muito além do currículo.

Dessa forma, redes sociais como o Facebook e Linkedin, possibilitam consultar e analisar variados perfis de candidatos, bem como sua trajetória profissional.

Além disso, as redes sociais são um excelente canal de divulgação da empresa, não apenas das vagas disponíveis, como também da cultura, valores e objetivos da organização, o que gera mais engajamento na atração de novos talentos.

2.     Triagem de candidatos online

A triagem de candidatos é um processo que demanda tempo e energia do profissional de recrutamento e seleção. No entanto, a tecnologia também pode facilitar essa etapa.

Atualmente, existem plataformas online, em que é possível realizar avaliações técnicas para testar as habilidades do candidato.

Além disso, os primeiros contatos com o candidato podem ser realizados, exclusivamente, online, já que é possível realizar a seleção inicial por uma videoconferência, por exemplo.

Dessa forma, é possível selecionar os melhores candidatos para a próxima etapa do processo seletivo de forma mais rápida, simples e eficiente.

3.     Aplicação de testes de perfil comportamental

O teste de perfil comportamental também pode ser adaptado às ferramentas tecnológicas de RH.

Existem softwares no mercado, desenvolvidos por meio de vários estudos de psicologia, que fornecem relatórios precisos e completos, com informações extremamente relevantes sobre o perfil comportamental do candidato.

Essas ferramentas realizam um verdadeiro mapeamento do perfil do candidato, sendo possível avaliar de forma detalhada, diversos indicadores que podem ser comparados ao perfil ideal do cargo.

Dessa forma, o processo é totalmente automatizado e garante uma contratação mais assertiva e alinhada aos objetivos, demandas e cultura da organização.

Como vimos, a tecnologia pode ser uma excelente aliada no processo de recrutamento e seleção, oferecendo benefícios importantes na otimização do tempo, precisão e melhora do fluxo de trabalho.

O que achou das dicas? Já utiliza alguma dessas ferramentas na sua empresa? Compartilhe suas experiências sobre o assunto nos comentários!

Aula de Empreendedorismo

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.