Inteligência Artificial: Como manter sua empresa competitiva no futuro.

Inteligencia artificial

Você pode se dar mal por não entender como a inteligência artificial vai comprometer o futuro da sua empresa. E lá, suas desculpas não farão o tempo voltar.

Uma referência sobre as grandes mudanças que vem ocorrendo no mundo é o historiador Yuval Noah Harari, autor de ‘Sapiens’. Ele escreveu recentemente um artigo no The Guardian intitulado O Significado da Vida em um Mundo sem Trabalho.

O autor comenta diz que haverá uma nova classe de pessoas em 2050: os “sem função”. Essas pessoas não serão necessariamente desempregadas, elas serão pessoas simplesmente não empregáveis por conta do avanço e desenvolvimento rápido da inteligência artificial.

Antes de continuar quero lhe oferecer um presente para que você desenvolva o seu negócio e para que você mantenha sua empresa competitiva. Clique aqui e receba a sua Aula Aberta Gratuita Gente que Pensa! Eu estarei ministrando esta semana!

Segundo Harari, juntamente com o avanço das tecnologias, existirá um sistema básico de renda universal que os sustentará, mas essas pessoas irão buscar outras formas de viver e se ocupar. Umas das principais formas para se ocupar serão os jogos de realidade virtual em que designers de jogos virtuais representarão uma das poucas profissões existentes.

A dark photo of a man wearing a virtual reality visor.

Você pode estar se perguntando se isso realmente pode ser uma realidade no futuro. Bem, eu não posso confirmar. Mas quero deixar alguns exemplos que estão acontecendo neste exato momento e podem se estender pelos próximos anos. Eles garantem que o mundo está passando por várias mudanças rápidas.

  1. A Volkswagen anunciou a compra de mais de 20 Bilhões de euros (25 bi de dólares) em baterias. Além disso, a montadora anunciou que pode chegar a 50 bilhões de euros nos próximos anos.
    Segundo a fabricante eles devem equipar mais de 16 montadoras para a fabricação dos carros elétricos. Você pode ler mais sobre essa matéria clicando aqui.
  2. Para reforçar essa notícia, a Volvo anunciou que em 2019 não produzirá mais nenhum automóvel 100% a combustão e todas a maiores montadoras e mercados do mundo preveem o fim dos carros a combustão. Leia nesta matéria da Superinteressante.Se você considerar essas mudanças, o Brasil já não será mais o mesmo daqui a alguns anos. Os escândalos políticos dos últimos anos envolvendo a Petrobrás nos deu uma noção de qual impacto que ela tem em nossa economia e como tudo pode mudar com um cenário sem o aumento do consumo de derivados do petróleo.


Os sistemas de inteligência artificial já são realidade. Hoje eu posso entrar em um chat de atendimento de uma empresa sem saber se estou conversando com uma pessoa ou uma máquina.

Um teste feito com o Google Duplex, o sistema de inteligência artificial do Google, mostra a máquina ligando para um salão de cabeleireiro para marcar um agendamento sem que a recepcionista do salão soubesse que ela estava falando com um robô.

Em uma demonstração, o sistema marca um corte de cabelo para a cliente. Ele chega a tomar decisões próprias sobre o horário e o serviço sem que a atendente percebesse que se tratava de uma máquina. Dá o play.

Tudo isso parece assustador!

Para quem não tem acompanhado as mudanças, pode realmente assustar. Mas quem anda atualizado nas tendências de mercado, existem muitas oportunidades de negócios com pouco investimento e grandes resultados. Só é preciso tomar algumas atitudes que, no passado, eram condenáveis para um grande empresário. Quer saber quais? Aqui vai.

– Você precisa ser um grande estrategista generalista.
Acabou aquele tempo que CEO, diretor ou presidente não entendia nada, somente mandava, e todas as formiguinhas começavam a correr. Você precisa conhecer tecnologia, estudar, se reciclar com cursos e feiras, buscar referências mundiais sobre inovação em sua área, visitar outros países e por aí vai. Não estou descartando a mão na massa, mas é necessário ter a visão de empacotar e escalar o trabalho.

– Ser um mestre em relacionamento humano.
A Human to Human é uma empresa de humanização. Acreditamos cada vez mais, propósitos, valores e desejos humanos serão os grandes desafios já que o trabalho operacional será automatizado. Investir em pessoas faz parte da fundação de qualquer empresa, de qualquer tamanho. Olhar para os colaboradores significa dar um passo atrás para dar um sprint logo depois.

– Não desprezar o passado.
Tudo se renova! A grande chave para o desenvolvimento do seu negócio não está em criar algo novo. É necessário antecipar como a tecnologia e inovação podem transformar o seu produto ou serviço. Com isso, o negócio ganha uma entrega única e o cliente continua fiel e feliz.

Red-haired mother holds a baby on her lap while a young child next to her touches a tablet computer

Se você se identificou com algo deste post, ou está finalizando essa leitura com temor sobre o futuro do seu negócio, ou principalmente, se você ou sua empresa está no mercado a mais de 15 anos, eu tenho um convite para você.

A Human to Human promove, semanalmente, aulas abertas e gratuitas para empreendedores e empresários que buscam um novo olhar e mudança. Costumamos chamar estes empresários de Pessoas de Mente Inquieta. Caso você seja um desse, clique aqui e se cadastre em nossa próxima aula!

Vamos juntos!

Aula de Empreendedorismo

Fabrício Scalioni

Mais de 22 anos de experiência com gestão de projetos e equipes. Atuação internacional em implantação de unidades de negócio no México e EUA. Master Coach e Master Trainer em uma das maiores instituições de coaching da américa latina. Practitioner SOAR Advanced. Anos de experiência desenvolvendo pessoas e apoiando empreendedores e executivos a atingirem resultados consistentes e relevantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.