Planejamento Estratégico: Cursos não trazem resultados!

Planejamento Estratégico: Por que muita das vezes achamos que sabemos o que precisa ser feito e, ainda assim, não fazemos?

Há exatos 5 anos atrás eu tive uma crise pessoal. Divórcio, problemas de saúde, uma leve depressão com um belo toque de escassez financeiro (um passivo pessoal de mais de meio milhão). Sim, minha vida era um verdadeiro CAOS!

Na época procurei ajuda de várias formas diferentes: treinamentos, cursos e até psicólogos especializados. As experiências eram maravilhosas, profissionais incríveis davam um verdadeiro show nos treinamentos e muitos aprendizados me mostravam exatamente o que eu deveria mudar e quais comportamentos eu deveria adotar.

Planejamento Estratégico, empresa bagunçada.

Aquilo me gerava um gás absurdo. Eu passava semanas com uma condição emocional incrível e até pensava em namorar, trocar de emprego, voltava para academia, marcava consultas médicas para fazer check-ups, iniciava dietas… mas em poucos meses eu me via de novo em 80% dos meu velhos hábitos e sentimentos tóxicos.

Você que clicou nesse post deve estar se perguntando: O que minha empresa ou negócio tem a ver com isso?!!!

Simples! Tenho acompanhado um grande número de clientes que investem um caminhão de dinheiro em cursos, treinamentos e seminários buscando renovar, organizar, alavancar a sua empresa para obter resultados melhores e ficam em uma condição muito parecida com a minha a 5 anos atrás.

Não faz muito tempo que eu entrei  no escritório de um cliente e vi um quadro com um certificado de um curso reconhecido de Planejamento Estratégico… a questão é que e ele não conseguiu implantar ou iniciar nenhum procedimento ou sistema de controle de sua empresa.

Foram horas de curso e quase nenhum resultado.  Além da ausência do resultado, ele tinha uma grade frustração pelo empenho de tempo e recurso no curso, mas sem conseguir implementar os aprendizados e as promessas. Tudo estava um verdadeiro CAOS!

Planejamento Estratégico, procurando uma saída.

A minha pergunta é: Sua empresa ou negócio tem anos para obter uma recuperação? Se sua reposta for sim, você pode parar de ler agora. Caso contrário, veja as dicas abaixo que acredito que vão te ajudar a obter uma luz para sair desse ciclo.

 

  • Ninguém muda uma empresa em 40 horas de curso.

Se alguém te prometer isso pode desconfiar!

Sua empresa é um organismo vivo que tem como maior responsável por seus resultados uma única pessoa: você. Durante anos você promoveu em sua empresa padrões de comportamentos que chamamos de cultura e que vai lhe cobrar os mesmos comportamentos que você teve durante os últimos anos. Então, não queira ser o chefe chato que fez o curso x!

 

  • Escolha 5 objetivos principais e implemente um de cada vez.

Um dos maiores erros é olhar para o seu negócio e querer implementar tudo de uma vez só (o que é impossível, salvo algumas exceções).

Para esse caso vale a regra 20/80, Princípio de Pareto, que diz que 80% dos resultados vem de 20% das ações. Os 5 objetivos de maior impacto em sua empresa devem trazer grandes resultados em pouco tempo com o menor estresse. Coloque energia neles.

  • Não desistir

A grande sacada aqui é transformar a cobrança e a culpa em força. Encare que errar faz parte e o erro não pode ser combustível para autocrítica e punição.

O erro precisar ser encarado como parte do processo de crescimento e aprendizado. Isso é ter uma mentalidade de crescimento. E quem tem essa mentalidade, vibra com cada acerto e conquista, e da mesma forma enxerga os erros como oportunidades e forças para continuar.

Foi aplicando em minha vida esses 3 princípios, que eu saí de um ciclo de altos e baixos  e mudei completamente o caos que eu vivia… de um endividado, sozinho, rodeado e sufocado pelos problemas, para um empresário bem sucedido, casado e pai, investidor e empresário… tudo isso em paz, feliz e com a missão de agora continuar aplicando e vivendo isso em minha empresa e compartilhar isso com nossos clientes para que eles vivam isso também!

 

Aula de Empreendedorismo

Tags:

Fabrício Scalioni

Mais de 22 anos de experiência com gestão de projetos e equipes. Atuação internacional em implantação de unidades de negócio no México e EUA. Master Coach e Master Trainer em uma das maiores instituições de coaching da américa latina. Practitioner SOAR Advanced. Anos de experiência desenvolvendo pessoas e apoiando empreendedores e executivos a atingirem resultados consistentes e relevantes.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.