Como contratar as pessoas certas?

Aos 17 anos fiz minha primeira contratação. Foi um muito ruim, então passei a me perguntar: como contratar as pessoas certas?

Aos 17 anos fui contratado para desenvolver um site chamado InfoMoney. Naquela época o dono da organização me disse, “Fabricio, eu preciso de cinco pessoas com o mesmo comportamento que o seu”.

A minha sorte foi que na equipe de duas pessoas, havia uma que tinha um pouco mais de idade e que me passava certa segurança. Mas não foi garantia de sucesso nas contratações que aconteceram.

Saindo da InfoMoney, fui contratado por uma consultoria de tecnologia e a primeira tarefa passada a mim foi a contratação de dois estagiários. Ali todos os meus medos com contratação se concretizaram. O primeiro contratado era surfista viciado em maconha. Não tenho nada contra surfistas, mas o surf marcou aquele profissional porque era frequente as vezes que ele saía mais cedo na sexta para ir ao litoral e o seu atraso todas as segundas por ter abusado das drogas no final de semana.

Busquei de todas as formas reverter a situação daquele rapaz. Dei várias chances e tive muitas conversas. As únicas coisas certas eram a sua falta de compromisso e o meu despreparo para reverter aquela situação. Ao final das contas, eu trouxe prejuízo para a empresa com a contratação errada e mais prejuízo ainda com a demissão tardia.

Com o outro estagiário eu tive mais sorte. Ele estava totalmente despreparado, mas tinha uma vontade muito grande de se colocar no mercado. Eu doei a ele meu tempo e o meu conhecimento. O resultado foi que, anos depois, o encontrei com uma ótima colocação em uma grande Consultoria de TI.

Depois dessas experiências eu sempre procurei me manter longe das contratações, mas duas perguntas me deixavam intrigado:
1 – Como contratar pessoas certas? Qual a mágica?
2 – Porque dois profissionais com o mesmo conhecimento tiveram resultados completamente diferentes?

As respostas vieram depois de alguns anos pois, mesmo me escondendo atrás dos meus algoritmos e investindo no conhecimento técnico em TI, precisei passar a ser líder. Minha primeira grande missão foi liderar uma equipe de sustentação de sistemas.

Aquela época eu trabalhava em um grande banco brasileiro e a necessidade de fazer contratações me perseguia. Ainda buscava entender como contratar as pessoas certas. Mesmo observando os melhores cases do banco, passando por treinamentos da área de pessoas, não tinha o resultado que eu desejava.

como contratar as pessoas certas

Em 2009 eu tive um grande problema com meu relacionamento pessoal. Obtive os piores resultados profissionais e veio até mim (eu fui arrastado por uma amiga que não aguentava mais minhas reclamações após passar por um divórcio) um treinamento sobre comportamento humano. Nesse treinamento eu comecei a entender o que eu deveria mudar em mim, e entendi também que todos somos diferentes uns dos outros.

Esse é o treinamento se quiser conhecer um pouco mais.

Algumas pessoas gostam de abraços, conversas, piadas, holofotes, elogios, conversas longas em uma mesa de amigos. Outros, gostando de organização, processos, sistemas, são aficionados por conhecimento, buscam entender como tudo funcionam e não param até entender.

Veja esse artigo sobre testes de personalidade.

Existem aqueles que gostam das coisas bem planejadas, com tempo, querem entender onde e quando sua presença é requisitada. São fieis e ficam ao seu lado durante toda a vida. Alguns mais são tidos como motor do mundo e se sentem realizados quando realizam objetivos e incentivam todas a buscar esses mesmos objetivos.

Como contratar as pessoas certas

Descobri que existem mais de 21 mil variações dessas características e que a maioria delas são incompatíveis com as minhas características. Isso fazia na maioria das vezes que eu contratasse pessoas que são compatíveis comigo e não as pessoas com as características corretas para o bom andamento dos processos da empresa.
A chave está em entender de gente! Compreender o comportamento humano e suas variações.

Minhas contratações se tornaram mais rápidas e assertivas. A minha liderança mudou, pois eu entendi o principal. A grande diferença entre os meus dois estagiários eram a atitude e energia que eu sabia gerar em somente um deles, aquele que tinha características compatíveis com as minhas.

Eu quero te fazer o convite de conhecer melhor as pessoas. Estou programando algumas aulas gratuitas para que eu ajude líderes a terem uma liderança muito melhor.

Assim que tiver as datas, um banner será colocado aqui abaixo para a sua inscrição. As aulas serão online, ao vivo e sem nenhum custo. É minha missão compartilhar conhecimento e ajudar pessoas a acertarem muito mais em seus relacionamentos e resultados.

Vamos juntos e grande abraço!

Aula de Empreendedorismo

Fabrício Scalioni

Mais de 22 anos de experiência com gestão de projetos e equipes. Atuação internacional em implantação de unidades de negócio no México e EUA. Master Coach e Master Trainer em uma das maiores instituições de coaching da américa latina. Practitioner SOAR Advanced. Anos de experiência desenvolvendo pessoas e apoiando empreendedores e executivos a atingirem resultados consistentes e relevantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.