Descubra quais são as características essenciais para advogados inovadores

advogados inovadores

Entre jurisprudências, normas, cartórios, defesas, códigos, leis, ações e tudo mais, um advogado inicia sua jornada com um sonho de ser alguém extremamente bem sucedido em sua profissão. Mas como fazer para inovar, se destacar e conquistar esses mercado?

No Brasil hoje são mais de 900 cursos de bacharelado em direito. Esse é um dos fatores que aumentou consideravelmente a busca por essa carreira nos último anos.

Após ou durante o último ano de faculdade, a tão sonhada aprovação na ordem passa a ocupar o centro das atenções e dos esforços. E de novo, tudo isso são esforços de provas técnicas. Faculdades e cursos para que a capacidade técnica seja realmente provada. E não existe nada de errado com isso.

Da grande parcela de pessoas que se formam em direito, uma parte está aprovado pela ordem para exercer a profissão.

advogados inovadores

Profissionais que provaram que estão tecnicamente preparados, porém com uma grande defasagem em relação ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à gestão de pessoas, liderança, negociação, entre outras, pois estas não foram trabalhadas e desenvolvidas ao longo desses anos de formação e estudos.

Na faculdade alguns caminhos se desenham: carreiras públicas, ser um grande e reconhecido advogado em uma grande empresa ou escritório, ou ainda ter o seu próprio escritório.  Saindo do universo das possibilidades e indo para o universo da realidade: as faculdades e estágios obrigatórios acabam formando advogados que estão habituados a repetir processos e atividades.

Pontos importantes e fundamentais para alguém que quer inovar e empreender em sua área, tais como estratégia, planejamento, marketing, gestão de pessoas, e finanças não são abordados e trabalhados. Assim, é criado um abismo entre suas habilidades profissionais e a vontade de inovar em seu negócio ou carreira.

A falta dessas habilidades e competências impactam não somente o desejo de empreender, mas também a falta de atitude e inovação que um advogado tem sobre si mesmo.  O resultado disso é, que vemos constantemente que muitos advogados fazem tudo exatamente igual.

A forma de tratar um cliente, de conduzir um processo, de apresentar seus serviços. Tudo exatamente igual!

É nessa hora que ter um espírito inovador e atitudes diferenciadas se destacam e ganham espaço no mercado.

Seguem aqui, algumas características fundamentais para se tornar um advogado inovador de sucesso.

    1. Mudar sempre!
      Não existe estratégia correta que dure para sempre. O mercado está em constante mudança e a necessidade de inovar precisa fazer parte do seu negócio.  O que eu faço de bom? O que poso melhorar? São boas perguntas para que você comece esse processo.
    1. Gerar resultados consistentes para si e para as pessoas.
      Não basta gerar resultados somente para si próprio. Precisamos garantir que todos estão ganhando. Além de você, clientes e funcionários precisam estar felizes e satisfeitos.
    1. Ser referência.
      Se destacar no mercado, criar autoridade e reconhecimento e saber se posicionar e vender seus serviços desta forma.
    1. Estratégia
      Tem estratégias de curto, médio e longo prazo. Se algo está dando certo hoje,  como será amanhã? Essa projeção de ações e planejamento precisam ser constantemente revisados.
    1. Concorrência
      De olho na concorrência: estar atento aos movimentos do mercado e aos diferenciais e pontos fracos dos concorrentes, precisa fazer parte de seu calendário. Aproveitar oportunidades do mercado e promover melhorias contínuas para não perder espaço.
  1. Resiliência
    Lidar com desafios, pessoas e situações não previstas passa ser algo constante. Ter resiliência e rapidez para pensar em soluções, lidar com a diferença de pessoas e conduzir as pessoas para o melhor caminho.

Todas essas características não são facilmente encontradas no universo jurídico.  E o pior, muitos não se interessam ou não se atentam para desenvolver em si essas habilidades pelo simples fato de não conseguirem se ver como inovadores.  Pare e pense! Se você não for inovar em um negócio, você precisa pelo menos inovar em sua própria carreira.

Avalie se não está na hora de você se enxergar e se posicionar como protagonista da sua profissão.

Agora você tem 3 caminhos:
1. Desiste e pára com tudo.
2. Continua fazendo o que todos fazem e se perde no meio da mesmice.
3. Decide fazer diferente, sair da sua zona de conforto, se desafia, se desenvolve  e busca os frutos disso.

Que caminho você quer seguir? Fazer sempre o mesmo ou ser um advogado inovador. Nós queremos te encorajar a inovar a si mesmo e colher os resultados disso! Por isso criamos um curso onde você aprenderá o que a faculdade e outros cursos técnicos não te ensinaram: negociar, se posicionar, vender, valorizar o seu trabalho de forma precisa e estratégica.

Vamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.